Estratégia e identidade visual para pequena empresa de utensílios de cozinha

A princípio, Doce sal Panos de Prato é uma marca de panos de pratos que busca ser o “pano de fundo” de cenários e experiências memoráveis. Por isso, as sócias fundadoras vieram até mim buscando construir uma identidade visual para pequena empresa que pensa grande, através de uma marca cheia de propósito com branding, com logotipo e identidade visual impactantes.

“O objetivo é criar uma marca que traga cenários para as pessoas criarem mais e mais histórias e, por isso, apesar do nosso foco estar onde acreditamos ser o coração de um lar (a cozinha), o principal objetivo é proporcionar momentos que, através de panos de prato, jogos americanos ou toalhas de mesa, as pessoas consigam de alguma forma transmitir sensações, momentos, características pessoais e sentimentos.” — Deyse Saito, sócia fundadora.

Ficha técnica
Flaviots: Estratégia, branding, identidade visual, design, atendimento e planejamento

Logotipo e identidade visual para pequena empresa que pensa grande

Antes de tudo, mais que um pano de prato, a Doce Sal busca ser um item de decoração, acompanhando tendências de decoração com a possibilidade de expansão de negócio para outros itens e utensílios de cozinha e jantar no futuro.

O logotipo teve sua criação inspirada pelo conceito criativo criado para a marca: “O desdobrar de experiências memoráveis”, que busca traduzir a troca e desdobramento de histórias entre as pessoas, além disso, as próprias dobras do pano de prato pendurado na parede foram utilizadas como elemento visual para o conceito, que foi teve ainda inspiração em tendências e no mood simples e chique da marca.

Veja como o conceito é distribuído em todos os elementos de identidade visual da marca.

Logotipo Doce Sal em aplicação sobre tecido. Parte do projeto de identidade visual para pequena empresa de utensílios de cozinha Doce Sal Panos de Pratos
Variação do logotipo Doce Sal em aplicação com elemento decorativo e paleta de cores negativa. Parte do projeto de identidade visual para pequena empresa de utensílios de cozinha Doce Sal Panos de Pratos
Logotipo Doce Sal. Parte do projeto de identidade visual para pequena empresa de utensílios de cozinha Doce Sal Panos de Pratos
Explicação de design do logotipo Doce Sal.

Pano de prato pendurado. Código universal, movimento e decoração.
Fonte desenhada exclusivamente para o projeto;
Espaçamento e respiro visual;
Zigue Zague como em uma conversa;
Geometria e design dos ladrilhos;
Mistura de cores, paletas e estilos;
Clean em detalhes.

Parte do projeto de identidade visual para pequena empresa de utensílios de cozinha Doce Sal Panos de Pratos
Logotipo Doce Sal em variações de cores acompanhando tendências de decoração. Parte do projeto de identidade visual para pequena empresa de utensílios de cozinha Doce Sal Panos de Pratos

Análise da concorrência para um branding eficaz.

Análise de concorrência para desenvolvimento estratégico de identidade visual e branding.

O preparo do conceito criativo e identidade visual.

Assim como na cozinha, um projeto de design precisa ser pensado para as pessoas e, com isso, surgem algumas perguntas essenciais como: “quem vai receber a mensagem?”, “com quem estamos falando?”, etc. Então, com isso em mente, realizei um workshop com uma das sócias e juntos pesquisamos, analisamos e definimos o seguinte público-alvo:

Principalmente pessoas que moram sozinhas ou que acabaram de casar, pessoas que gostam de cozinhar e que apreciam status, buscando ter uma cozinha agradável pra receber visitas e, dessa forma, querem decorar o ambiente com frases que representem o gosto pessoal ou que deixam claro alguma preferência musical, filme, seriado ou meme da internet.

São consumidores antenados, divertidos, intelectuais e elegantes sendo, portanto, pessoas que não têm medo de expor a sua própria personalidade e estão dispostos a dividir gostos e preferências.

Alma e posicionamento de marca

Em primeiro lugar acreditamos que viver grandes momentos com as pessoas que amamos nos traz a verdadeira felicidade. Para isso, utilizamos como cenário o que acreditamos ser o coração de um lar, ou seja, a cozinha para promover a troca de experiências entre as pessoas. Por isso criamos panos de pratos sofisticados, minimalistas e bem humorados como forma de expressão para você e suas histórias.

[WHY]
MISTURAS E SABORES

Os momentos vividos durante um almoço, jantar ou reunião entre amigos e família são sempre marcantes, não somente pelos sabores, mas pelas histórias, lembranças e celebrações, o que promove a troca de palavras, de olhares e gestos, gerando um delicioso “zigue-zague” de troca de experiências memoráveis.

Comida conecta
Histórias
Conversas
Mistura de estilos
Diferentes vivências
Zigue-Zague


[HOW]
MISTURAS E CORES

O ladrilho está presente hoje em muitas cozinhas e salas de jantar pois ele cria um ambiente aconchegante e com personalidade, formando mosaicos, trazendo formas e paletas de cores incríveis.

Estilo
Patterns (padronagens)
Decoração
Paleta de cores
Cenário
Combinação

[WHAT]
MISTURAS E CORES

Na cozinha o pano de prato pendurado é um código visual universal sendo, ao mesmo tempo funcional e decorativo, com isso, tornando prático o seu acesso, demonstrando cuidado e carinho.

Praticidade
Carinho
Decoração
Dobras
Código universal

Design de estampas