Rebranding Na Furquilha nova marca para um portal de análise, filosofia e cultura do futebol.

Na Furquilha é um portal / blog de conteúdo sobre futebol que buscou comigo desenvolver o rebranding da sua marca, ou seja, reformular toda sua marca.

O portal aborda os temas de forma aprofundada, analítica, filosófica e emocional para grandes fãs do futebol do Brasil que buscam qualidade de informação em tempos em que textos fracos, humor barato e preconceitos dominam o setor editorial do esporte.

O projeto já existia há um tempo e nunca se preocupou com a gestão de marca, por isso era hora de mudar para a nova temporada.

Flaviots: Rebranding, estratégia de marca, design, direção de arte, redação, atendimento e planejamento

Para uma experiência mais imersiva, ative o som. Motion Design e Sound Design por Flaviots

Uma nova formação, uma nova marca.

Na Furquilha foi fundado como um projeto editorial e foi ganhando expressividade por conta do seu conteúdo, mas a partir de certo ponto na evolução do blog (que buscava se tornar um portal), algo incomodava. O logotipo e a falta de uma identidade visual.

Logotipo Na Furquilha antigo – Criado no site Fiverr

Logotipo Na Furquilha novo – Criado por Flaviots

O pontapé inicial do rebranding: a estratégia

Tudo, para mim, se inicia com muita conversa e principalmente escuta e, antes de mais nada, agendamos uma reunião com os 5 sócios criadores do blog Na Furquilha para entrevistar e ouvir (ouvir muito) toda a história desde a criação do projeto com o objetivo de captar tudo que eu pudesse da vivência de todos, com muita atenção no lado emocional da criação do projeto.

Trazer emoção para o design é um dos meus pilares de trabalho portanto, nesse caso, era ainda mais importante imergir na cultura pois se tratava da emoção e história do esporte mais amado do Brasil (e dos sócios).

A princípio, em uma imersão de quatro horas iniciais entendemos que o projeto seria expandido. O que anteriormente era apenas um logotipo, agora passaria a ser uma marca principal e três sub-marcas derivadas, sendo uma para cada editoria que são: Tribunal da Bola (análises culturais), Academia da Bola (análises técnicas) e Veredas da Bola (análises histórica e contos)

Através de um workshop traçamos também os concorrentes, referências no mercado de conteúdo trazendo como resultado a construção das personas.

Confira abaixo as 3 personas desenvolvidas para a nova estratégia da marca

PERSONA 01 – ENTENDIDO

O entendido busca uma análise criteriosa ou histórica sobre seu time e o futebol como um todo. Frequenta jogos em estádio e bares com telão. Compartilha boas notícias e reclama quando encontra problemas. Comenta e debate o assunto com energia, naturalidade e entendimento.

Busca o arquétipo Sábio

PERSONA 02 – SEGREGADO(A)

O(a) segregado(a) busca além da análise técnica, textos que @ represente no futebol e busquem diminuir o preconceito dentro e fora de campo. Comentam, debatem, defendem e compartilham opiniões que elucidam sobre o tema.


Busca o arquétipo Cuidador

PERSONA 03 – INTERESSADO

Gosta de futebol num nível médio e é muitas vezes influenciado pelo entendido. Assiste jogos de casa ou em bares com os amigos. Busca informação sobre o assunto mas não se sente muito a vontade para debater. Compartilham notícias importantes sobre o seu time.

Busca o arquétipo Sábio

Posicionamento de marca construído para dentro e fora de campo

Qualquer marca que tenha a intenção de construir uma boa gestão de marca precisa pensar de forma coerente e verdadeira, de dentro para fora, reverberando a sua alma com convicção para, dessa forma, criar laços com seu público.

Por isso, para o novo branding do portal Na Furquilha, conduzi um processo intenso de desenvolvimento do posicionamento de marca baseado na estratégia e personas apresentadas acima, o que viria a impactar posteriormente em toda a personalidade da marca, identidade verbal, visual e sensorial.

Redação para posicionamento e manifesto. rebranding completo com identidade e personalidade de marca

Assim como no projeto de branding e identidade visual Doce Sal, fui responsável pelo desenvolvimento dos textos de posicionamento e manifesto.

Como dizemos no futebol, aqui eu “peguei na veia”! Toda a alma da nova marca está presente nesses textos e, ao apresentar para os sócios do Na Furquilha eu conquistei uma alegria maior. A vibração e sorrisos no momento, para mim, foram como se eu tivesse marcado um golaço.

Posicionamento de marca Na Furquilha: Na Furquilha é um portal de conteúdo sobre futebol que aborda os temas de forma aprofundada, analítica, filosófica e emocional para grandes fãs do futebol do Brasil que buscam qualidade de informação em tempos em que textos fracos, humor barato e preconceitos dominam o setor editorial do esporte.
Na imagem aparece sócrates com a camisa 8 do corinthians e o punho cerrado para o alto olhando para a torcida.

Manifesto de Marca Na Furquilha:

No momento de estampar a camisa, toda criança pensa logo no 10, mas eu prefiro o eterno retorno do símbolo infinito.

Eu sobo mas também volto para marcar, busco espaço e caio pelos lados se precisar. Com o norte na ponta da chuteira eu organizo o meio de campo e crio espaços rumo à meta adversária.

Parece muito, mas essa é a minha função: me doar pelo time, torcida e pelos meus companheiros.

O início da identidade visual através de um moodboard

Rebranding e identidade visual Na Furquilha: logotipo primário, logotipo secundário, logotipos de editorias (arquitetura de marca) e paleta de cores.
Rebranding e identidade visual Na furquilha: Símbolo da marca, escolha tipográfica, efeitos e patterns.
Rebranding e identidade visual Na Furquilha: direção de arte e aplicações para marca principal e editorias.
Rebranding e identidade visual Na Furquilha: aplicações decorativas da identidade visual e design de site responsivo.