Rebranding Na Furquilha nova marca para um portal de análise, filosofia e cultura do futebol.
Na Furquilha é um portal / blog de conteúdo sobre futebol que buscou comigo desenvolver o rebranding da sua marca, ou seja, reformular toda sua marca.
O portal aborda os temas de forma aprofundada, analítica, filosófica e emocional para grandes fãs do futebol do Brasil que buscam qualidade de informação em tempos em que textos fracos, humor barato e preconceitos dominam o setor editorial do esporte.
O projeto já existia há um tempo e nunca se preocupou com a gestão de marca, por isso era hora de mudar para a nova temporada.
Flaviots: Rebranding, estratégia de marca, design, direção de arte, redação, atendimento e planejamento
Para uma experiência mais imersiva, ative o som. Motion Design e Sound Design por Flaviots
Uma nova formação, uma nova marca.
Na Furquilha foi fundado como um projeto editorial e foi ganhando expressividade por conta do seu conteúdo, mas a partir de certo ponto na evolução do blog (que buscava se tornar um portal), algo incomodava. O logotipo e a falta de uma identidade visual.
Logotipo Na Furquilha antigo – Criado no site Fiverr
Logotipo Na Furquilha novo – Criado por Flaviots
O pontapé inicial do rebranding: a estratégia
Tudo, para mim, se inicia com muita conversa e principalmente escuta e, antes de mais nada, agendamos uma reunião com os 5 sócios criadores do blog Na Furquilha para entrevistar e ouvir (ouvir muito) toda a história desde a criação do projeto com o objetivo de captar tudo que eu pudesse da vivência de todos, com muita atenção no lado emocional da criação do projeto.
Trazer emoção para o design é um dos meus pilares de trabalho portanto, nesse caso, era ainda mais importante imergir na cultura pois se tratava da emoção e história do esporte mais amado do Brasil (e dos sócios).
A princípio, em uma imersão de quatro horas iniciais entendemos que o projeto seria expandido. O que anteriormente era apenas um logotipo, agora passaria a ser uma marca principal e três sub-marcas derivadas, sendo uma para cada editoria que são: Tribunal da Bola (análises culturais), Academia da Bola (análises técnicas) e Veredas da Bola (análises histórica e contos)
Através de um workshop traçamos também os concorrentes, referências no mercado de conteúdo trazendo como resultado a construção das personas.
Confira abaixo as 3 personas desenvolvidas para a nova estratégia da marca
PERSONA 01 – ENTENDIDO
O entendido busca uma análise criteriosa ou histórica sobre seu time e o futebol como um todo. Frequenta jogos em estádio e bares com telão. Compartilha boas notícias e reclama quando encontra problemas. Comenta e debate o assunto com energia, naturalidade e entendimento.
Busca o arquétipo Sábio
PERSONA 02 – SEGREGADO(A)
O(a) segregado(a) busca além da análise técnica, textos que @ represente no futebol e busquem diminuir o preconceito dentro e fora de campo. Comentam, debatem, defendem e compartilham opiniões que elucidam sobre o tema.
Busca o arquétipo Cuidador
PERSONA 03 – INTERESSADO
Gosta de futebol num nível médio e é muitas vezes influenciado pelo entendido. Assiste jogos de casa ou em bares com os amigos. Busca informação sobre o assunto mas não se sente muito a vontade para debater. Compartilham notícias importantes sobre o seu time.
Busca o arquétipo Sábio
Posicionamento de marca construído para dentro e fora de campo
Qualquer marca que tenha a intenção de construir uma boa gestão de marca precisa pensar de forma coerente e verdadeira, de dentro para fora, reverberando a sua alma com convicção para, dessa forma, criar laços com seu público.
Por isso, para o novo branding do portal Na Furquilha, conduzi um processo intenso de desenvolvimento do posicionamento de marca baseado na estratégia e personas apresentadas acima, o que viria a impactar posteriormente em toda a personalidade da marca, identidade verbal, visual e sensorial.
Redação para posicionamento e manifesto. rebranding completo com identidade e personalidade de marca
Assim como no projeto de branding e identidade visual Doce Sal, fui responsável pelo desenvolvimento dos textos de posicionamento e manifesto.
Como dizemos no futebol, aqui eu “peguei na veia”! Toda a alma da nova marca está presente nesses textos e, ao apresentar para os sócios do Na Furquilha eu conquistei uma alegria maior. A vibração e sorrisos no momento, para mim, foram como se eu tivesse marcado um golaço.